Em meio às festas e confraternizações de final de ano, parece impossível manter a alimentação saudável. Para aqueles que exageraram na ceia de Natal, o momento é de tentar atenuar os excessos. Mas nada de culpa. A saída agora é focar em algumas dicas simples para colocar o organismo em ordem.
O nosso metabolismo necessita diariamente de mais de 50 nutrientes e essa necessidade não diminui porque é final de ano. Se em um dia comemos um pouco a mais, quando tudo está equilibrado, isso não vai fazer mal, porque o corpo é capaz de ajustar o metabolismo. Porém, quando o organismo não está equilibrado, bagunçar uma alimentação que já não era tão boa, pode sim trazer consequências negativas.
Uma alimentação saudável não se resume a uma refeição. Também não significa estabelecer inúmeras restrições nos dias seguintes ao excesso. Para desintoxicar o organismo não basta um suco ou uma única preparação, é necessária uma alimentação rica em nutrientes e hidratação adequada. Ela deve ser rica em frutas, verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, carnes magras.
O consumo de líquidos também é fundamental. Deve ser reforçada a ingestão de água, água de coco, chás, sucos naturais ou integrais sem açúcar e adoçante. Também é importante não exagerar no açúcar e na gordura. Quando exageramos na comida e na bebida, sobrecarregamos principalmente o fígado e o pâncreas. Então acordar e tomar, em jejum, um copo de água com meio limão espremido já é um bom começo. Ele ajuda no funcionamento do pâncreas e fígado e é alcalinizante.
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br