Muita gente acredita que os carboidratos prejudicam o emagrecimento, ou que não são realmente saudáveis e até acham que o carboidrato engorda. Puro engano! No post de hoje vamos falar sobre o mito de que o carboidrato atrapalha o emagrecimento e a sua função em nosso organismo.
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e é imprescindível a sua presença na dieta, afinal, sem energia não teremos disposição para realizar as nossas tarefas diárias. A culpa que eles carregam por subir os ponteiros da balança é falsa. Gente, o que nos faz engordar é a quantidade de alimentos que consumimos, seja de gordura, proteína ou carboidrato, e também a qualidade dos mesmos. Afinal, tudo que é em excesso faz mal.
A recomendação diária de macronutrientes a ser ingerida por cada pessoa é variável e pessoal, porém, vários órgãos de saúde colocam seus valores recomendados à população. Dentro desses, as indicações são que a alimentação diária seja composta por 45 a 60% de carboidratos. Mas isso é bastante relativo.
Além de fornecer a energia necessária para o corpo, também é um excelente combustível para o cérebro, e é por isso que muitas pessoas se queixam de dores de cabeça quando ficam muito tempo sem consumir carboidrato.
A ausência deste nutriente na alimentação por muito tempo pode causar danos ao sistema nervoso central. Lembrando sempre que quem segue dietas muito radicais e deixa de consumir os carboidratos por um longo período acaba perdendo a disposição para as atividades do dia a dia, e ainda mais para a prática de exercícios físicos, tão importantes para a saúde e o emagrecimento saudável.
Além disso, a falta de carboidrato pode resultar em hipoglicemia, tontura e fraqueza, perda de massa muscular e fadiga. É importante frisar que a deficiência de carboidratos na dieta também pode prejudicar o emagrecimento.
Isso acontece porque a ativação do metabolismo de gordura no organismo é dependente da ação de substâncias advindas do carboidrato. Assim, pessoas submetidas a dietas muito severas tendem a bloquear a perda de gordura e passam a utilizar as proteínas musculares para a obtenção de energia.
Os carboidratos estão presentes na sua maior parte nos cereais, massas, pães, torradas, bolos, frutas, mel, açúcar, hortaliças, entre outros. E como escolhermos o carboidrato correto? O melhor a fazer é olhar a quantidade de fibras presente no alimento. Então, optem pelo arroz, massas e pães integrais. As frutas e hortaliças também apresentam carboidratos e são recheadas de fibras e vitaminas. E evite os carboidratos refinados. Outra dica legal é consumir outra fonte de proteína ou gorduras boas quando ingerir um alimento rico em carboidrato. Por exemplo, junto com as frutas colocar sementes de linhaça ou chia, na massa integral não pode faltar uma proteína como o frango ou carne magra.
E o importante é ter sempre em mente uma dieta equilibrada e saudável, rica em alimentos nutritivos e na dúvida, procurar um profissional para que possa ajudar a montar o plano alimentar.
Fonte: www.blogdamimis.com.br/2015/01/26/o-mito-do-carboidrato-na-dieta