A Naturas Refeições, através do seu projeto “Reciclar é Preciso”, acaba de conquistar o 26º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Brasil, realizada pela Editora Expressão. O evento de premiação (Fórum de Gestão Sustentável) acontecerá no dia 02 de agosto de 2019, na sede da FIESC, em Florianópolis (SC). Os projetos vencedores desta edição e também das edições anteriores do Prêmio serão publicados no Guia de Sustentabilidade 2019. Este anuário especial da Editora Expressão circula em agosto e será lançado no evento de premiação.
O projeto
Ao analisar os procedimentos de seus clientes, a empresa identificou a prática amplamente disseminada de descarte irregular do óleo saturado em ralos de pias, vasos sanitários e até mesmo no solo – e decidiu agir. Buscou parceiros para a coleta do óleo – a H2Óleo, em Santa Catarina, e a Itaresíduos, no Paraná –, implantando um sistema de descarte correto na rede de clientes. Um ano e meio depois do início da ação, já foram recolhidos mais de 26 mil litros de óleo em Santa Catarina e Paraná.
Os problemas combatidos são vários, pois o óleo, lançado à água, cria uma película que dificulta a entrada de oxigênio e causa a mortalidade de espécies aquáticas, enquanto, ao ser depositado sobre o solo, pode contribuir para a impermeabilização (que aumenta o risco de enchentes) e alcançar os lençóis freáticos. Além do mais, ao ser descartado em pias, ralos ou vasos sanitários, o óleo adere às paredes das tubulações de esgoto, formando uma camada sólida que obstrui a passagem de líquidos e também contribui para alagamentos.
A premiação
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92, o primeiro grande evento da ONU que discutiu as questões ambientais. Foi o primeiro momento que o mundo se deu conta de que alguma coisa havia acontecido no clima.
A ideia do Prêmio Expressão de Ecologia era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Os organizadores estimavam que o Prêmio se esgotasse em cinco anos, quando os melhores cases fossem premiados. Porém, o Prêmio surpreendeu, acompanhou e sempre incentivou o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas. Tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
Em vinte e seis anos de realização, o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 2.756 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Ao contrário da previsão inicial, o Prêmio coleciona centenas de inscrições a cada ano e seus eventos de premiação tornaram-se ponto de referência da comunidade ambiental sulista.