Amanhã é o Dia do Consumo Consciente! Você compreende o que essa data representa?
Neste sábado (15) é o Dia do Consumo Consciente, da qual busca instruir a reduzir o consumo excessivo que impacta o meio ambiente, e alertar que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em média, cada brasileiro gera 379,2 kg de lixo por ano. Isso corresponde a um pouco mais de 1 kg por dia.
Em escala mundial, o Brasil é o 4° país no ranking de maior produtor de lixo plástico. Por ano, são 11,3 toneladas de plástico que são descartadas. Enquanto a média mundial de reciclagem desse material é de 9%, o Brasil consegue reciclar 1,28%.
E reciclar materiais plásticos é imprescindível quando pensamos no impacto ao meio ambiente. A cada 1 tonelada de material plástico reciclado, há redução de 1,5 toneladas de gases causadores do efeito estufa e uma economia média de 75% de energia.
Com 5 garrafas PET pode obter-se poliéster suficiente para produzir uma camiseta do tamanho XL e 1000 kg deste tipo de plástico podem produzir 2000 calças do mesmo material.
Logo, alguns hábitos podem ser adotados com facilidade no dia a dia e irão contribuir para o meio ambiente através do consumo consciente:
- Procure por marcas e empresas amigas do meio ambiente;
- Consuma itens cultivados localmente, e crie sua própria horta em casa;
- Privilegie produtos duráveis e com refil;
- Privilegie produtos biodegradáveis;
- Leve sacolas de pano ao ir ao mercado;
- Reutilize produtos e embalagens;
- Separe corretamente o lixo para reciclagem;
- No consumo de alimentos, não desperdice, talos podem virar receitas deliciosas e cascas de laranja podem ajudar na limpeza da cozinha;
- Evite o desperdício de água e energia;
- Reaproveite a água da máquina de lavar para limpar calçadas;
- Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;
- Procure diminuir a emissão de carbono, vá de carona, ou troque pela bicicleta;
- Reduza a utilização do ar condicionado para apenas quando for necessário;
- Doe o que não usa mais;
- Reaproveite o óleo vegetal.
Mais uma dica: Dá até para lavar a louça de forma consciente!
Confira essa dica para economizar mais água e detergente na hora de lavar a louça:
- Use uma bacia na pia, com certa quantidade de água, com detergente;
- Tire o excesso de comida do prato antes de levar a pia, e não empilhe os pratos sujos;
- Panelas, travessas, frigideiras, deixe reservado na mesa ou no fogão, retirando o excesso da sujeira antes de levar a pia;
- Pensando que não queremos vidros engordurados, a ordem correta para lavar a louça é a seguinte: primeiro os copos/taças, depois os talheres, pratos, e finalmente as panelas e travessas.
Fontes: